26 de dezembro de 2014

A ditadura da moda

Oi gente! O natal já passou e agora estamos contando os dias para a chegada de 2015. Todo mundo fazendo planos, prometendo mudanças para a esperança de um ano melhor. Mas hoje eu quero falar de um assunto que não é nenhuma novidade; pelo contrário, presenciamos isso há anos. Será que já não é hora de algumas mudanças?!



 Vivemos em uma sociedade em que o modo de se vestir tem muita importância. A ditadura da moda é imposta a todos, inclusive a aqueles que se dizem avessos a ela. É impossível passear pela cidade e não ver a nova tendência da estação espalhada nas vitrines das lojas e/ou nas pessoas por quem encontramos no caminho. Se há algo errado nisto? Absolutamente nada! O problema está em quando isto se torna uma obsessão e ao invés de se vestir como gosta, acaba virando escrava das tendências impostas pela passarela.



Tudo nos é permitido, mas nem tudo nos convém. Está frase é antiga e muito utilizada em vários contextos, e com certeza uma grande verdade. Ao observamos as roupas que são tendências da estação devemos pensar: será que esta roupa é para mim? Não apenas em questão de tipo de corpo, mas em questão de estilo e de personalidade também. Se você tem uma pegada mais romântica e delicada não vai combinar colocar um vestido com um decote sensual só porque todas as suas amigas estão usando. E isto não é só com as roupas, mas com os acessórios, bolsas e sapatos também. Isto não significa que você tenha que ter um estilo pré-definido pela sociedade: rockeira, patricinha, romântica, hippie chic, etc.. Estilo é muito mais do que isto, é a forma como mostra sua personalidade ao mundo.



Então na próxima vez que for as compras pare e pense: Está roupa vai valorizar meu corpo? Ela combina com o meu estilo? Que mensagem que ela transmite? Eu vou me sentir eu com esta roupa? Porque isto é o mais importante, ser verdadeira com você, e não se tornar escrava da ditadura da moda.


"Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância."  (Simone de Beauvoir)




4 comentários:

  1. Post lindo! Ameei ❤❤ , falou tudo! E realmente precisamos mudar a "ditadura da moda". Feliz ano novo pra vocês e beijos.
    www.pinkglitte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou. Sim, mudar a ditadura da moda é muito importante!
      Um 2015 maravilhoso pra vocês!

      Excluir
  2. Oi Lindonas, tudo bem?
    Sempre que vou comprar uma roupa mesmo que seja moda, eu me pergunto se ela combina com o meu estilo, porque por mais que eu leve na empolgação, eu sei que depois vai fica guardada no armário porque eu não vou usar.
    Passando aqui pra te convidar a dar uma passadinha no meu também pra conhecer! Ta meio bagunçadinho ainda pois faz pouco tempo que tenho ele, mais aos pouquinhos tudo vai se ajeitando! Eu espero que você goste !
    Um super beijo!

    www.thaizze.com.br
    Facebook
    Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você tem essa consciência Thaizze. Realmente, às vezes compramos algo por empolgação e depois fica guardado no armário.
      Um ótimo 2015! Beijos.

      Excluir